Como a tecnologia está impactando a indústria de joias

Veja alguns exemplos para se inspirar e entrar nessa revolução

A tecnologia e seu fácil acesso trouxeram mudanças significativas na forma como os consumidores e as empresas se relacionam com as joias. Todo esse avanço tem repercutido no ramo joalheiro em forma de projetos e designs mais modernos, arrojados e de qualidade. Na outra ponta, esses processos garantiram maior disponibilidade e variedade de produtos,  fazendo com que as joalherias atraiam cada vez mais clientes.

Os novos consumidores de joias gostam de usar peças que sejam mais do que apenas um acessório. Onde a tecnologia já está mais desenvolvida, os fabricantes de joias projetam seus produtos para que possam ser usados junto com os dispositivos eletrônicos portáteis, como é o caso de designers que criaram peças sofisticadas que substituem as faixas de borracha dos rastreadores fitness por peças de luxo.

Uma marca que desponta nessas linha tecnológica e que merece ser vista com atenção é a Ringly. Fundada em 2014, a empresa criou joias com uma finalidade. Suas pulseiras e anéis inteligentes estão conectados ao dispositivo portátil para que o consumidor possa acompanhar sua atividade, fazer exercícios de respiração durante o dia e nunca perder atualizações de mídia social.

Em termos de vendas, a tecnologia também vem potencializando as oportunidades do setor. Segundo a Research and Markets, o mercado de joias on-line deve aumentar de 4% a 10% até o final desta década em todo o mundo. Além disso, as vendas devem aumentar em 15% no mesmo período. Estas tendências de crescimento são atribuídas ao fato de que os varejistas de joias adotarem o e-commerce como um importante canal de vendas e de publicidade para as suas marcas.

A disponibilidade de ferramentas que refinam a experiência do cliente é outro fator que ajuda a crescer a venda pela internet. Essas ferramentas são feitas com tecnologia de ponta e ajudam imensamente as empresas de joias e os clientes que buscam o e-commerce. Entre essas novidades está o Ring Builder, que permite aos clientes projetar seus próprios anéis de noivado. O internauta pode personalizar um anel de diamante com base no custo, quilates e certificação, além de integrar a outras ferramentas que se conectam com varejistas e fornecedores disponíveis.

E a sua empresa, quais são as tecnologias que ela já aderiu? Quais está buscando para encarar essa nova era? Inspire-se nesses exemplos, deixe a imaginação fluir e permite-se entrar de cabeça nesse admirável mundo novo.