A era das joias tecnológicas

Na era da tecnologia, as joias descobriram uma nova vocação. Além de adornar, comunicar estilo e personalidade, elas agora se transformaram em acessórios que acumulam várias funções que ajudam a organizar a vida pessoal. Em pleno século 21, as chamadas “joias inteligentes” vão além da elegância, se tornando um objeto indispensável.

Entre as funções hoje já dominadas pelas joias inteligentes, estão o monitoramento de dados ligados a saúde principalmente, como a qualidade do sono, quantidade de passos dados em um dia, calorias ingeridas, batimentos cardíacos, e nível de estresse, entre outros. 

Sim, você está certo se achar que, para todas essas funções, já existem os smartwatches e fitness trackers. No entanto, há quem não se identifique com esses produtos e prefira uma joia com um design mais elaborado, seja um colar, uma pulseira, brinco ou anel.

Quem acha que acha que a joia inteligente ainda é algo para o futuro,  deve conhecer o pingente Leaf Nature, da marca Bellabeat. Hoje essa é uma das peças de maior sucesso no mercado. Em formato de folha, com corpo de madeira e detalhes em metal dourado ou prateado, a peça pode ser usada como colar, pulseira ou broche e está conectada a um aplicativo, monitorando atividades físicas, energia gasta e horas dormidas, além de possuir um algoritmo capaz de prever a suscetibilidade da pessoa ao estresse em um determinado dia. Esse resultado é conquistado graças ao cruzamento dos todos os dados coletados.

Outro exemplo de sucesso são os braceletes WiseWear, desenvolvidos em parceria com Iris Apfel, a famosa que é ícone de estilo da terceira idade. As peças, com banho de ouro amarelo, rosé e ródio, são capazes de acusar o recebimento de ligações, mensagens e e-mails, enviar lembretes e monitorar o nível de hidratação. As pulseiras da joia possuem uma função de emergência: basta um toque e elas enviam um sinal para os contatos pré-programados. Estão no mercado há alguns anos e conquistando cada vez mais usuários.

Agora é com você: quais funções a joia da sua empresa terá no futuro?